Desenvolvimento de software em camadas

Olá para todos !
Uma das boas práticas de desenvolvimento de software é adotar a implementação em camadas. Esta prática permite o desenvolvimento de aplicativos de maneira mais eficaz fazendo que cada equipa possa trabalhar em uma camada diferente em simultâneo.O desenvolvimento em camadas aumenta desempenho, escalabilidade e flexibilidade podendo ainda otimizar a reutilização de código.

A concepção clássica em três camadas divide-se da seguinte forma:

  •  DAL (data Access layer) – Camada de acesso aos dados;
  •  BLL (Business Logical Layer)- Camada lógica de negócios;
  •  PL(Presentation Layer)- Camada de apresentação;

PL - Presentation Layer
Esta camada é responsável por conter Form, Web form e toda a parte relacionada à parte gráfica da aplicação.
Um bom exemplo desta divisão é o mecanismo code-behind das páginas ASP.net, a separar parte gráfica da parte lógica, deixando assim a parte gráfica para o design e a parte lógica para o programador.

Presentation Layer






DAL-Data Access Layer
A camada de acesso aos dados é responsável pela manipulação dos dados e armazenamento da informação, pode conter acessos às bases de dados e Dataset, é responsável pela conexão com a fonte de dados.Por exemplo, em vez de fazer uma consulta em um banco de dados para buscar todos os utilizadores de várias tabelas o aplicativo pode chamar um único método a partir de uma DAL.

DAL




BLL(Business Logical Layer)
Esta camada é responsável por retornar, incluir, modificar e excluir os dados da camada de acesso aos dados além de repassar os dados desta para a camada de apresentação.
A BLL é a camada da arquitectura em múltiplas camadas que separa a lógica de negócios dos outros módulos.Desta forma a lógica de negócios de uma aplicação pode suportar, muitas vezes modificações de outras camadas.
Desenvolvimento em Camadas


Até a Próxima !
"A melhor maneira de mudar o padrão de vida está em mudar o padrão de pensamento".  
                                                        (U.S. Andersen)


Enviar um comentário

0 Comentários